sábado, 2 de fevereiro de 2008

Propaganda sem planejamento de marketing pode matar

Nesse “post” quero trazer à tona a discussão de um assunto que é tão óbvio quanto controverso. Propaganda sem planejamento é mesmo uma “fria”? A realidade em nossas pequenas e médias empresas do sul do Rio Grande do Sul, sinaliza, de forma inequívoca, que estamos “metendo os pés pelas mãos”.
Em nossa vivência diária temos nos deparado com pedidos do tipo: “desenha uma marquinha pra nós” ou “quero um folder do tamanho de uma folha de oficio dobrado no meio, impresso dos dois lados, pra aproveitar bem o papel”. Temos armado grandes “encrencas” quando perguntamos: para que queres esse folder? Ou, ainda, que conceito queres que tua logomarca traduza?. Se a pergunta for: qual é o público alvo desse material? Aí a confusão é ainda maior.
Se por um lado estamos convencidos de que propaganda sem planejamento de marketing, no mínimo, não adianta nada, sendo um simples jogar de dinheiro fora; por outro lado pode ser ainda mais grave. Imagine um comercial muito “babaca”, de TV, rádio ou jornal, produzido com extrema competência. Aliás, não precisa imaginar; basta assistir à TV, ouvir uma rádio qualquer, ler um dos nossos jornais ou prestar atenção na fachada das lojas. Você verá que quase sempre é um desastre total.
Para um simples exercício de reflexão, convém perguntar: Quem são os culpados? A resposta é simples: todos nós. As agências de propaganda, que ainda não se deram conta de que “sacadinhas”, pretensamente criativas, não resolvem os problemas dos clientes; os marqueteiros de plantão, descomprometidos com o que estão fazendo; os anunciantes que não querem pagar pela criação de suas campanhas, pensando que os veículos o fazem de graça e, sobre tudo, os veículos e fornecedores – TVs, Jornais, Rádios, Jornais, Gráficas e as ditas empresas de comunicação visual que, lutando pela sobrevivência, “criam” campanhas e peças publicitárias, desconectadas de um contexto, o que têm consumido verdadeiras fortunas dos anunciantes incautos e produzido estragos, muitas das vezes, quase sem solução.
Mas, nem tudo está perdido. Existe muita gente talentosa e séria. Basta que cada um cumpra o seu papel e entenda que o mercado é a soma do que todos os envolvidos fazem e pensam.
Bira Martins
Ubirajara P. Martins – Administrador de Empresas, Especialista em Docência na Educação Profissional é Sócio-diretor da AD Agência de Marketing, em Pelotas – RS.




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