segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Finanças e Tecnologia no Planejamento de Marketing

As grandes empresas, quando investem em publicidade e propaganda, aplicam grandes fortunas não só em veiculação, mas também em criação e planejamento – sendo esse planejamento entendido como o estudo do mercado, as pesquisas junto aos consumidores e a avaliação das ferramentas de comunicação disponíveis.

E nas pequenas empresas, como acontece? Considerando que possuem recursos financeiros bastante limitados, muitas vezes elas buscam “pular etapas” para reduzir custos, investindo erroneamente diretamente na veiculação. Entretanto, como em marketing cada caso é um caso, é necessário que os investimentos em comunicação feitos pelas pequenas empresas sejam muito bem amparados em planejamento para que seja evitado o investimento mal feito – que resulta na perda de dinheiro! Algum empresário já sentiu a sensação de ter gasto e não ter obtido retorno? É muito parecido com as aplicações feitas em um banco e que apresentam rendimento negativo. Isso existe!
Quanto pensar em marketing, também pense em finanças.

No instante em que colocarmos no papel as metas a serem atingidas através de uma campanha de marketing, as respostas para os objetivos traçados podem estar em diversos lugares além do jornal, rádio, TV, folhetos, cartazes ou qualquer outra forma de mídia impressa. Elas podem estar no computador à sua frente ou no celular que está no seu bolso.Nos últimos anos, a evolução tecnológica mudou muito nossas vidas. Tanto a Internet quanto os celulares estão conosco há pouco mais de uma década e apesar de influenciarem muito o nosso dia-a-dia como ferramentas de comunicação pessoal, ainda não estão sendo utilizados profissionalmente para comunicação empresarial pelas pequenas empresas. Sabem por quê?
Porque etapas ainda estão sendo puladas. É na hora do planejamento que surgem as idéias inovadoras que podem fazer com que o rendimento da sua aplicação seja acima da média!
Quando pensar em marketing, além de finanças não se esqueça de pensar em tecnologia.

Nenhum comentário: